O caminho dos dados

Faz alguns dias, o cofundador do Facebook Eduardo Saverin e Jawed Karim, cofundador do You Tube, resolveram abrir o bolso para incentivar uma startup chamada Qwiki. O Qwiki é um serviço de visualização de dados que deslumbra ao primeiro olhar. Ele mescla automaticamente textos obtidos na Wikipedia lidos por uma voz gerada digitalmente com fotos de diversas fontes e mapas, se necessário. Tudo com certa interatividade e colocado em um vídeo rápido de assistir e simpático aos olhos. Funciona de modo análogo ao Flipboard, que tem feito sucesso.

O truque do Qwiki é não possuir um servidor para armazenar todas estas informações, mas sim puxar tudo de outros locais. O segredo está na tecnologia de agregar tudo e gerar a narração automática.

O serviço já existia há algum tempo, mas só foi liberado para uso geral na segunda metade de janeiro. Apesar de talvez parecer menos interessante depois que se descobre a fonte dos vídeos, o Qwiki é um embrião muito bem sucedido. Saverin hoje é um investidor de tecnologia no Vale do Silício, ajudando empresas com potencial a crescer e depois lucrando com seu sucesso. Com a experiência que adquiriu com o Facebook, soube divisar uma boa ideia, no meio das tantas que aparecem no mundo do empreendedorismo digital.

“The Information Experience” é um ótimo slogan para o Qwiki, que ainda opera em alfa. O seu achado não é trazer mais conteúdo para um universo já cheio dele, mas sim saber como formatá-lo para os usuários. A visualização de dados é um ramo muito promissor. Saverin percebeu isso, viu no Qwiki uma boa maneira de organizar dados e resolveu investir US$ 8 milhões.

Organizar dados, se formos analisar, está no centro do negócio de ninguém mais, ninguém menos do que o Google. Em todas as áreas da vida digital que a empresa de Mountain View tem presença (e são quase todas as possíveis) ela acaba organizando e sistematizando dados. Indo mais a fundo, o Facebook (com o qual o Qwiki planeja fazer algumas integrações, inclusive) também segue na mesma linha, uma vez que unifica nossa vida social online.

Com uma proposta interessante e uma interface amigável, além de um bom financiamento agora, o Qwiki deve ser observado de perto.

Anúncios

Uma resposta para “O caminho dos dados

  • André

    Muito bom o texto, cara. Gostei bastante da opinião (talvez porque seja praticamente igual à minha, hehe).

    Pode ter certeza que tornarei a visitar pra ver o que anda sendo postado.

    Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: