YouTube oferece treinamento a potenciais geradores de conteúdo

Com uma remodelação de imagem e objetivo, o YouTube  anunciou nesta segunda-feira os usuários selecionados para participar de seus dois novos programas para criadores de conteúdo: o YouTube Creator Institute e o YouTube NextUp. A iniciativa faz parte de um redirecionamento do YouTube, para aumentar o seu conteúdo original e sua competitividade.

Afinal, o maior site de vídeos do mundo (que completou seis anos em fevereiro e, ao que tudo indica, só começou a dar lucro recentemente à Google) precisa, além de se redirecionar, melhorar sua performance com vistas 1. ter mais a oferecer à plataforma Google TV, que anda um pouco apagada; 2. Ajudar a erguer a própria Google TV mesmo. Por outro lado, a concorrência com a Apple TV é grande. Quando as duas foram lançadas, Steve Jobs alfinetou o aparelho da Google, argumentando que as pessoas não querem sentar à TV para assistir a conteúdo amador, pobre tecnicamente, mas sim àquele material profissional, vindo de fontes conhecidas, essa sendo, segundo ele, a principal diferença entre os dois projetos. Ainda em março, em um esforço no mesmo sentido do que se observa agora, a Google comprou o estúdio Green Parrot Pictures e a produtora de webvídeos Next New Networks, com o objetivo de melhorar o conteúdo do YouTube.

Mas o foco dos projetos de hoje é treinar os usuários com maior potencial, de modo que possam povoar o site com vídeos de cunho diverso e com qualidade cada vez maior. Assim, mudam a imagem do YouTube, que não quer  ser visto como apenas um repositório de bobagens. O YouTube Creator Institute é “uma nova escola para criadores de conteúdo”. A empresa oferece um treinamento com tudo pago em uma instituição de referência global (há mais de uma nas opções) para quem demonstrar potencial.

Já o YouTube NextUp presenteia os ganhadores com US$ 35 mil, para financiar suas carreiras e projetos de conteúdo, além de participar de um encontro mundial em Nova York. Para o primeiro, foram escolhidas 20 pessoas, e para o segundo, 25.

Os vencedores estão listados no canal do Creator Programs. Com o espírito baseado na inovação e na pesquisa universitária, a Google sabe muito bem o valor da instrução e de incentivo para os jovens talentos.

Estas estratégias, aliadas a intensificação do uso do YouTube Live e dos canais premium elevam o YouTube a outro patamar na distribuição de vídeos. Realmente, ele pode ainda não gerar lucro, mas estende seus braços para todos os lados, e é um dos setores da Google que traz inovações mais rapidamente. A Google faz bem em investir pesado nele, que vem se fixando paulatinamente como player poderoso não apenas a nível de conteúdo individual, mas profissional, premium e de qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: