A velha senhora da computação

No último dia 16, uma gigante completou cem anos de história. A International Business Machines, IBM, chegou a um século de vida, tendo passado por polêmicas, crises, mas também com muitas conquistas e contribuições para a computação e a alta tecnologia.

A IBM surgiu em 1911 como resultado da união de três empresas: a Tabulating Machine Company (que fazia cartões perfuráveis, o começo de toda a computação), a International Time Recording Co. (de registradores mecânicos de tempo) e a Computing Scale Co. (responsável por instrumentos de medição de peso). A companhia resultante foi a Computing Tabulating Recording Co., CTR. O nome IBM só viria em 1924. Desde o surgimento, ela se dedicaria a vender recursos de informática a outras empresas para melhorar seus resultados e produtividade.

Apesar de estar hoje no patamar de uma das maiores companhias do mundo, a IBM passa um pouco despercebida dos usuários comuns de informática, uma vez que em 2005 vendeu sua divisão de computadores pessoais para a Lenovo. Hoje, ela desenvolve macrocomputadores e soluções empresariais.

A trajetória da companhia é contada nestes dois vídeos próprios (ambos em inglês). O primeiro é um minidocumentário que comenta as principais conquistas que a IBM teve. Entre elas, o desenvolvimento do código de barras, a criação do sistema Sabre de reserva de passagens para a American Airlines (que é utilizado até hoje), e várias outras. É uma bela viagem no tempo. Obviamente, o vídeo não toca nas polêmicas em que a companhia se envolveu após a 2ª Guerra Mundial, por ter vendido tecnologias para o governo nazista.

O segundo é uma linha do tempo, com acontecimentos de vários anos da IBM. Cada um é contado por uma pessoa que nasceu naquele ano.

Mesmo tendo apenas um olhar positivo sobre a história da Big Blue, os dois valem a pena, principalmente para quem se interessa por história da computação, e por uma companhia cuja trajetória se confunde com a da própria tecnologia nos últimos 100 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: