Batalhando pela liberdade da Web

Stormy1

29 de junho de 2011

Stormy Peters foi um dos destaques do primeiro dia do 12º Fórum Internacional Software Livre. A Head of Developer Engagement na Mozilla Corporation, defendeu o uso do software livre  e a imporância de manter a internet aberta na palestra You and me, keeping the Web open together.

A atuação de Stormy no software livre é intensa. Além de trabalhar na Mozilla, ela é consultora da Humanitarian Free and Open Source Software e da IntraHealth Open, e fundadora e presidente da ONG Kids on Computers, dedicada a fornecer computadores para escolas onde as crianças não tem acesso à tecnologia. Ela foi também diretora executiva da GNOME Foundation e dirigiu o Open Source Program Office da HP.

Ao abordar os motivos pelos quais as pessoas se dedicam ao software livre, ela destacou dois. O primeiro, quando se acredita que o software deva ser algo livre, de todos. O outro, porque alguém tentou fazer algo com um software proprietário, não conseguiu, e procurou uma alternativa.

Apesar de ter trabalhado na HP e hoje representar a Mozilla, instituições bem diversas, Stormy conta que suas funções não são tão diferentes assim. “Na HP, eu ajudava patrocinadores e pessoas de negócios a usar software livre. Na Mozilla, eu tento manter a Web aberta para todos, através de software livre. Os dois são muito similares”, explica.

Hoje, a Web é fundamental para a sociedade em geral, e é utilizada para diversas funções. Todos os recursos interessantes online podem ser produzidos através de tecnologias abertas hoje em dia, conforme ela. Angry Birds, por exemplo, foi todo construido através de JavaScript e HTML.

Stormy tocou num ponto importante no uso de aplicações web. Apesar de a maioria dos internautas as utilizarem muito, com vários objetivos, poucos são os que dão atenção às questões contratuais disso. “Se vocês fazem como eu, quando se inscrevem em um novo serviço, vocês apenas passam pelos Termos e Condiçoes sem ler, apenas rolam a página. Mas isto não é o certo”. Ela argumenta que há muitas consequências envolvidas nestes termos, que podem prejudicar usuários: “Quando você posta um comentário no Facebook, você o está dando ao Facebook. Eles podem usá-lo para algo algum dia. Pode ser que nunca o façam, mas eles poderiam. Quando nos inscrevemos para um serviço de webmail, uma das condições é que eles se reservam o direito de impedir o seu acesso ao seu e-mail, sem data específica para devolver. As pessoas deveriam saber o que estão fazendo ao aceitar estes contratos”.

Logo, segundo ela, um dos seus desafios mais importantes, e de quem lida com software livre e web applications, é ajudar as pessoas a serem donas dos seus próprios dados, e saberem disso. “Estas questões não podem ser só fáceis, mas óbvias”, ressalta.

Stormy ainda listou alguns sites que agrupam recursos interessantes para quem está interessado em desenvolvimento Web:

  • Mozilla Developer Network é uma comunidade de auxílio a desenvolvedores, aberta a todos, com textos de ajuda, tutoriais e vários recursos abertos.
  • Também da Mozilla, há o Demo Studio, onde qualquer um pode postar e assistir a demonstrações de aplicações.
  • StackOverFlow é um portal de perguntas e respostas para desenvolvedores.
  • Phone Gap/Build é voltado para programadores de aplicativos mobile. Com ele, é possível construir uma app com HTML, CSS e JavaScript, enviá-la para o site e recebê-la de volta pronta para o sistema desejado (iOS, Android, Blackberry etc.), já dentro das exigências de cada loja de aplicativos.
* Este post faz parte das reportagens que fiz na cobertura do 12º Fórum Software Livre. Este é o link original.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: